Obter dados OLAP Pode estabelecer ligação a origens de dados (origem de dados: conjunto armazenado de informações de "origem" utilizado para estabelecer ligação com uma base de dados. Uma origem de dados pode incluir o nome e a localização do servidor de base de dados, o nome do controlador de base de dados e informações que a base de dados necessita quando o utilizador inicia sessão.) OLAP da mesma forma que o faz com outras origens de dados. Pode trabalhar com bases de dados criadas com os Serviços OLAP 7.0 do Microsoft SQL Server, a versão 2000 do Microsoft SQL Server Analysis Services e com a versão 2005 do Microsoft SQL Server Analysis Services, os produtos do servidor Microsoft OLAP. O Excel também pode trabalhar com produtos OLAP de outro fabricante que sejam compatíveis com o OLE-DB para OLAP.
Só pode apresentar os dados OLAP como um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Dinâmico, ou numa função de folha de cálculo convertida num relatório de Tabela Dinâmica, mas não como um intervalo de dados externos (intervalo de dados externos: intervalo de dados transferidos para uma folha de cálculo, mas que têm origem fora do Excel como, por exemplo, numa base de dados ou ficheiro de texto. No Excel, é possível formatar os dados ou utilizá-los em cálculos, como faria com outro tipo de dados.). Pode guardar relatórios de Tabela Dinâmica e de Gráfico Dinâmico OLAP em modelos de relatório (modelo de relatório: modelo do Excel (ficheiro .xlt) que inclui uma ou mais consultas ou relatórios de tabela dinâmica com base em dados externos. Quando o utilizador guarda um modelo de relatório, o Excel guarda a definição da consulta, mas não armazena os dados consultados no modelo.) e pode criar ficheiros de Ligação de Dados do Office (ODC) (.odc) para estabelecer ligação a bases de dados OLAP para efectuar consultas (consulta: no Query ou no Access, é uma forma de localizar os registos que respondam a uma pergunta específica sobre os dados armazenados numa base de dados.) OLAP. Quando abrir um ficheiro ODC, o Excel apresenta um relatório de Tabela Dinâmica em branco, pronto para ser esquematizado.
Criar ficheiros de cubo para uso offline Pode criar um ficheiro de cubo offline (.cub) com um subconjunto dos dados de uma base de dados de servidor OLAP. Utilize os ficheiros de cubo offline para trabalhar com dados OLAP quando não estiver ligado à rede. Um cubo permite trabalhar com maiores quantidades de dados num relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Dinâmico do que seria possível de outra forma, e acelera a obtenção dos dados. Só é possível criar ficheiros de cubo se utilizar um fornecedor OLAP (fornecedor OLAP: conjunto de software que fornece acesso a um tipo específico de base de dados OLAP. Este software pode incluir um controlador de origem de dados e outro software cliente que seja necessário para estabelecer a ligação com uma base de dados.), como, por exemplo, a versão 2005 do Microsoft SQL Analysis Services Server, que suporta esta funcionalidade.
Acções de Servidor Uma acção de servidor é uma funcionalidade opcional e útil que o administrador de um cubo OLAP pode definir num servidor que utilize um membro ou uma medida do cubo como um parâmetro numa consulta para obter detalhes no cubo ou iniciar outra aplicação, como, por exemplo, um browser. O Excel suporta as acções de servidor URL, Report, Rowset, Drill Through e Expand to Detail, mas não suporta Proprietary, Statement e Dataset. Para obter mais informações, consulte Efectuar uma acção de servidor OLAP num relatório de Tabela Dinâmica.
KPIs Um KPI é uma medida calculada especial, definida no servidor, que lhe permite controlar "indicadores chave de desempenho" incluindo estado (O valor actual corresponde a um número específico?) e tendência (qual é o valor ao longo do tempo?). Quando estas medidas forem apresentadas, o Servidor poderá enviar ícones relacionados semelhantes ao novo conjunto de ícones do Excel para indicar níveis de estado superiores ou inferiores (como, por exemplo, o ícone de um semáforo com a luz vermelha) ou se a tendência de um valor está a subir ou a descer (como, por exemplo, um ícone de seta direccional).
Formatação do Servidor Os administradores do cubo podem criar medidas e membros calculados com formatação de cor, formatação de tipo de letra e regras de formatação condicional, que possam designadas como uma regra empresarial padronizada. Por exemplo, um formato do servidor referente ao lucro poderá ser um formato numérico de moeda, uma cor de célula verde se o valor for superior ou igual a 30.000 e vermelha se o valor for inferior a 30.000, e um estilo de tipo de letra a negrito se o valor for inferior a 30,000 e normal se for superior ou igual a 30,000. Para obter mais informações, consulte Estruturar o esquema e formato de um relatório de Tabela Dinâmica.
Idioma de visualização do Office O administrador de um cubo pode definir traduções de dados e erros no servidor, para utilizadores que tenham de visualizar as informações da Tabela Dinâmica noutro idioma. Esta funcionalidade é definida como uma propriedade de ligação de ficheiros e a definição de região/país do computador do utilizador tem de corresponder ao idioma de visualização.