quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Introdução OLAP

As ferramentas de Online Analytical Processing, ou OLAP são softwares com a capacidade de análise dinâmica de consultas analíticas, ou até navegacionais multi-dimensionais. OLAP faz parte de uma categoria mais ampla, denominada BI (Business Intelligence). Geralmente, as aplicações OLAP são utilizadas para orçamento e previsão, gerenciamento de processos de negócio (BPM), marketing, vendas e áreas similares. O termo OLAP foi criado a partir de uma pequena mudança no termo tradicional de base de dados, OLTP (Online Transaction Processing).

A tecnologia OLAP é geralmente implementada em ambiente multiusuário e cliente/servidor, oferecendo assim respostas rápidas às consultas ad-hoc, não importando o tamanho do banco de dados nem sua complexidade. Hoje em dia essas ferramentas estão disponíveis em ambiente web e auxilia o usuário a sintetizar informações da corporação, a partir de comparações e personalização, análises de histórico, projeções e elaborações de cenários.

4 comentários:

  1. O OLAP fornece para organizações um método de acessar, visualizar, e analisar dados corporativos com alta flexibilidade e performance. O OLAP é freqüentemente utilizado para integrar e disponibilizar informações gerenciais contidas em bases de dados operacionais, sistemas ERP e CRM, sistemas contábeis, e Data Warehouses.

    ResponderExcluir
  2. Um impedimento na aplicação que não foi relatado é resistência cultural dos funcionários e a falta de treinamento.

    ResponderExcluir
  3. O OLAP armazena e apresenta dados em um formato de fácil entendimento, oferece cálculos para medição, além de reunir dados de uma ou de várias fontes e os reorganizar em uma estrutura multidimensional, que ajuda a extrair e analisá-los de modo mais rápido e intuitivo.

    ResponderExcluir
  4. Qual foi o motivo que levou ao surgimento do OLAP?
    Uma base de dados bem projetada e bem gerenciada é uma ferramenta altamente valiosa no suporte a tomada de decisões.

    ResponderExcluir